quinta-feira, 27 de outubro de 2016

3 passos e 11 dicas para conseguir emprego no LinkedIn

As redes sociais que utilizamos na internet como forma de entretenimento e informação podem também, ser uma forma de encontrar emprego. E não só no país em que você vive, mas naquele país que você sonha viver.
Claro que há muitas variáveis para isso, como a língua do país destino, a validação da sua profissão nesse país (um advogado no Brasil vai ser muito difícil conseguir emprego em sua área na Inglaterra, por exemplo), a possibilidade da empresa patrocinar o visto, suas condições e disponibilidade para mudança, mas, se analisando tudo isso, você se encontra na possibilidade e na vontade de mudar de país, porque não usar de uma rede social para encontrar emprego?
Uma das melhores ferramentas para isso é o LinkedIn é uma rede social voltada mais para mostrar o perfil profissional das pessoas. Nele, você expõe suas experiências, competências e formação para empresas do mundo todo.
Temos experiência pessoal de que essa ferramenta funciona, bem, ao menos para conseguir entrevistas (por skype), o processo após isso, é por conta de cada candidato. Meu esposo trabalha na área de TI e conseguiu emprego no Chile e agora em Portugal. Realizou muitas entrevistas, em vários países, como EUA, Canada, Holanda...mas algumas empresas exigem que você já possua o visto para entrar no país, o que complica um pouco para a contratação.
Minha dica é, assim como enviamos muitos currículos pessoalmente e participamos de muitas entrevistas, é o mesmo processo on line, tem que ser persistente e confiar na sua qualificação.
Abaixo algumas dicas que irão te ajudar para que as empresas visualizem seu perfil e se interessem por você (não só para quem pretende mudar de país, mas para quem procura emprego no Brasil mesmo).

1 - Profissionalize seu perfil.

  • Foto: perfis que contenham fotos são os mais vistos. Escolha uma foto que represente sua profissão. (Não vá colocar uma foto com seu gato, a menos que seja veterinário).
  • Perfil em inglês: fundamental, ainda mais se você estiver procurando emprego fora do Brasil. Caso seja no país mesmo, há a opção de deixar tanto em português como em inglês.
  • Palavras-chave: na hora de criar seu perfil,  faça uma lista de termos associados às suas habilitações, experiência e conhecimentos, pensando na forma em que as pessoas procurariam por pessoas do seu perfil e insira essas palavras na criação dele.
  • Tenha recomendações: Solicite recomendações de pessoas que já trabalharam com você ou para você. Isso mostra aos recrutadores como foi o seu passado e demonstra que houve pessoas que estiveram dispostas a falar algo a seu favor.

 2 - Conexões estratégicas:

  • Tenha conexões: Quanto mais conexões você tem no LinkedIn, mais provável é que apareça nos resultados de pesquisa dos recrutadores. Identifique as pessoas com as quais tem ligação com a área que busca.  Mas claro, não saia adicionando todo mundo assim do nada e nunca peça emprego logo de cara.
  • Siga empresas: assim você pode visualizar todas as novidades, ofertas de emprego e lançamento de novos produtos / serviços. Procure as empresas onde gostaria de trabalhar.
  • Faca parte de grupos: Existem mais 1,5 milhões de grupos no Linkedin. Existem grupos específicos para procura de emprego. No entanto, os grupos mais focados para as áreas de especialidade ou indústria atraem a maior atenção.
Procure por grupos com elevado número de membros do seu país ou do país para onde pretendem trabalhar;  grupos da sua área de especialidade e grupos onde poderão estar os seus potenciais recrutadores.
  • Seja proativo na sua conta e nos seus grupos: não resolve nada criar um ótimo perfil, adicionar pessoas e grupos e não interagir. Compartilhe conteúdo útil, comente os conteúdos partilhados pelos outros, isso torna seu perfil mais visível. Participe de forma positiva dos debates dos grupos para se fazer notar, isso te aproximará de muitos outros usuários com mesmos interesses e possíveis recrutadores.

3 - Busque por empregos

  • Na parte superior do LinkedIn você encontra a opção “Empregos”. O próprio LinkedIn  faz uma pré seleção de empregos para você de acordo com seu perfil. Você pode também fazer sua própria busca na opção: “Pesquise vagas” através de uma ou duas palavras-chave.
  • Logo abaixo do campo “Pesquise vagas” está a opção “Pesquisa avançada”, onde você tem diversos filtros de pesquisa (localidade, empresa, data de anúncio, salário, função…). E você pode salvar estas pesquisas.
  • E como já citei anteriormente, você pode seguir as empresas e acompanhar as atualizações, como ofertas de vagas.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O poder destruidor das palavras

Quando se está namorando, é mais fácil resolver os conflitos, pois cada um pode ir para a sua casa, esfriar a cabeça e depois sim, acertar as diferenças.
Mas e agora? Depois de casado vai correr para onde? Não tem jeito, é ficar e enfrentar a situação.
A melhor forma de resolver problemas, é focar no problema e não na pessoa. Tente resolver o problema e não, criticar seu companheiro (a), por exemplo:
Ao invés de falar: “Eu não te aguento mais, você nunca lava a louca nessa casa”
Diga: “Na próxima vez, você poderia me ajudar com a louça?”
----------------
Ao invés de falar: “Voce só sabe gastar dinheiro, pensa que eu tenho que trabalhar só para pagar suas contas?”
Diga: “Vamos tentar economizar um pouco para fazer nossa tao sonhada viagem?”

Lembre-se que a crítica e a irritação destroem o amor
Palavras tem um grande poder sobre nós, e podem ser destruidoras. Não há volta para palavras ditas, por mais que seja em momento de raiva, não há como reverter. Se você pensar um pouco, com certeza irá lembrar de alguma coisa que lhe falaram na infância, pense, tantos anos passaram e você ainda tem isso em mente.
Então, pare de criticar, irritar, e procurar falhas. Seu marido ou esposa pode falhar muito, mas irritação não vai ajudar. Não espere perfeição, ou isso resultará em amarguras. Olhe para além das faltas e procure pelas coisas boas. Não tente mudar, controlar, ou obrigar o seu parceiro – você destruirá o amor. Um senso de humor, um coração alegre, bondade, paciência e carinho banirá dois terços dos problemas de seu casamento.
Tente fazer o seu cônjuge feliz ao invés de bom, e o bom cuidará de si mesmo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Um dia em Bento Gonçalves

Estou de férias na casa da minha mãe e aproveitei para visitar uma amiga que mora em Bento Gonçalves.

 Tantos anos morando em Farroupilha e conheço muito pouco dessa cidade vizinha. Confesso que me apaixonei por Bento, mas vamos falar sério...ô cidadezinha pra ter morro heim!!!!!!!
Minha amiga programou alguns passeios que poderíamos fazer em um domingo.
Logo pela manhã acordamos cedo para fazer um passeio guiado na vinícola Aurora. Almoçamos em casa, mas se você for turista, a cidade conta com maravilhosos restaurantes. Durante a tarde fomos passear pelo Vale dos Vinhedos. Meu passeio foi curto, mas a cidade tem muitas atrações e experiências lindas para serem vividas.

Vinícola Aurora



Esta localizada no centro da cidade. Está aberta para visitação turística e o mais interessante, é gratuita. Os guias são muito atenciosos. E todo o passeio é muito rico em informações e curiosidades. Dura em tordo de 40 minutos e termina com uma degustação de vinhos. No dia que eu fui haviam 8 variedades entre vinhos e espumantes. Além de um suco de uva.
Para mais informações entre no site da vinícola. A única desvantagem, que até o próprio guia citou, é que não se pode conhecer as vinhas porque a vinícola se encontra dentro da cidade.
Horários de visita
Segunda a sábado: 8h15min às 17h15min
Domingos: 8h30min às 11h30min
Localização
Rua Olavo Bilac, 500 - Bento Gonçalves, RS

Fotos do passeio:


Vinícola Miolo

No vale dos vinhedos existem várias vinícolas para serem visitadas, nos entramos na Vinícola Miolo, que é muito conhecida mas infelizmente os passeios guiado já estavam encerrados, mas o local é lindo para fotos e não perdemos a viagem de forma alguma. Há espaço para piqueniques. A loja seguia aberta para venda. Por favor, entre no site para mais informações de valores e para reservas.
Horários das Visitações:
De Segunda à Sábado:, visitas guiadas nos seguintes horários: 09:00hs; 10:00hs; 11:00hs; 12:00hs; 13:00hs; 14:00hs; 15:00hs; 16:00hs; 16:30hs.
Domingos: 10:30hs; 11:30hs; 12:00hs; 13:30hs; 14:30hs; 15:30hs.
Localização:
RS 444 Km 21 • Vale dos Vinhedos • Bento Gonçalves, RS
Fotos do passeio:




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

8 dicas para se tornar uma pessoa mais positiva

O texto de hoje é um pouco longo, mas não posso mentir, o processo de uma pessoa para enxergar a vida de forma mais positiva, não é fácil. É preciso trabalho e auto controle diário.
Confesso que desde cedo sempre fui muito positiva, mas, mesmo sendo essa a minha personalidade, há momentos na vida em que a reclamação e o mimimi entram em ação. Pois é mais fácil reclamar e colocar a culpa nos outros do que arregaçar as mangas e buscar uma solução.
Mas sabemos que não se pode ser feliz com esse tipo de atitude, deixo aqui uma lista de 8 dicas do que pode ser feito para ver a vida em outro ângulo e de forma mais leve.

1) Pare de se comparar com  os demais

O primeiro passo a ser dado para ser tornar uma pessoa positiva, é ser agradecido pelo que tem. E, enquanto você continuar se comparando com os demais, não poderá ser agradecido.
– Deixe de comparar seus êxitos profissionais com os demais. Sempre haverá alguém mais exitoso que você;
– Deixe de buscar a aprovação dos outros;
– Compare-se contigo mesmo. Veja como cresceu e o quão longe já chegou. Procure competir com você mesmo, não com os outros;
– Compreenda que cada um possui diferentes fortalezas e prioridades.

2) Busque algo bom nas outras pessoas

Busque algo bom nos outros, isso te ajudará a ser mais positivo em relação a eles.
– Não pense que todos estejam contra você;
– Dê um bom exemplo de você mesmo ao invés de querer mudar os demais;
– Foque nas coisas que são boas, no lugar de focar no que está mal.

3) Desapegue da justiça

Não fique pensando que o mundo te causa danos ou que “o mundo não e justo”.
O mundo nunca foi justo e nunca será.
– Compreenda que a justiça é subjetiva. O que é justo para você poderia não ser justo para outras pessoas;
– Tolere e perdoe;
– Ajude as pessoas quando possa;
– Faça coisas porque DESFRUTA fazer, não porque espera algo em troca;
– Se dê conta que nenhum sistema ou regras pode beneficiar a todos todo o tempo;
– Adápte-se ao mundo em lugar de forçar o mundo a que se adapte a você.

4) Deixe de pensar que tudo é culpa dos outros ou que tudo é sua culpa

– Pare de ver as coisas em preto e branco. Aceite o fato  de que algumas vezes ambas as partes devem assumir sua responsabilidade;
– Se esta sempre assumindo a culpa, talvez esteja também assumindo a culpa dos outros.
– Ma se sempre culpa os outros, talvez deveria verificar o  que anda mal com você.

5) Foque no que deseja no lugar de focar no problema

Existe o ditado: “Foque na solução e não no problema”
– Pense sobre o que deseja como solução e não em quais são os seus problemas;
– LEMBRE o que deseja de modo que possa focar em seu objetivo a largo prazo e ignore a dor do curto prazo quando as situações se coloquem difíceis.
6) Melhore sua desenvoltura social
Muitas pessoas se sentem nervosas e amargadas porque se sentem desconectadas do mundo. Se você se sente assim:
– Aprenda a interpretar a linguagem corporal e os sinais não verbais;
– Faça contato visual e sorria;
– Aprenda sobre escutar ativamente;
– Aprenda a fazer elogios no lugar de criticar;
– Colabore y una-se a grupos de hobbies e passatempo.

7) Aprenda a lidar com seu comportamento

Aprenda a lidar com seu comportamento de tal maneira que possa escolher ativamente o que quer dizer e o que quer fazer. Isto te ajudará a ser uma pessoa mais hábil para comunicar-se e as pessoas te verão como uma pessoa mais positiva como resultado.
– Observe os efeitos de suas palavras e acoes aos demais;
– Revise seus valores e assegure-se que estejam de acordo com suas acoes;
– Evite criticar as coisas e as pessoas em público;
– Trate de não dizer nada, se não tem nada bom que dizer;
– Analíze-se como è quando está baixo estresse.
8) Leia Biografías
Leia biografias de pessoas exitosas e veja como muitas pessoas normais como você e como eu conquistaram o “impossìvel” sendo positivos durante os tempos difíceis.
– Foque em suas atitudes;
– Veja suas fortalezas e fraquezas;
– Pergunte-se o que poderia cumprir se tivesse a mesma chama de paixão que essas pessoas.
Espero que o texto tenha ajudado, e lembre-se, é um exercício diário. VOCÊ decide ser uma pessoa mais positiva.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Desespero - Perdendo o ônibus para o aeroporto - Rio de Janeiro

No dia do meu retorno á Curitiba, o vôo era para as 19h, portanto eu deveria estar no aeroporto as 18h, e como era meu segundo vôo sozinha, queria estar na hora certa lá para que desse tudo certo.
Quando cheguei no Rio, tomei um ônibus do aeroporto para Ipanema, pensei em fazer o mesmo para ir ao aeroporto. Me assegurei no hostel qual era a rua que o ônibus passava e fui para lá as 16 horas da tarde.
O que eu não pensava era que passassem “50 mil ônibus” naquela rua, esperei um tempo e, quando vi, meu ônibus já estava passando e não consegui fazê-lo parar. Fiquei desesperada, então perguntei para uma atendente de uma das lojas que hora passaria outro e disseram que passava de hora em hora. Ou seja, já era quase 17 horas, não poderia esperar pelo próximo pois corria o risco de perder meu vôo.
O que fazer numa hora dessas, e pior, com apenas um pouco mais de 20 reais no bolso. Percebi DESESPERO1que passavam muitos ônibus para a rodoviária. No meu ingênuo pensamento, cheguei a conclusão que indo para lá teriam mais opções para a rodoviária, então subi em um deles.
Ingenuo pensamento.
Já era noite, o ônibus começou a passar por uma favela, passou por um lugar que parecia muito a Central do Brasil, passou ao lado de uma escola de samba, eu não tinha ideia de onde eu estava, até que cheguei na rodoviária. Era noite e o lugar parecia muito feio. Não achava ninguém para pedir informacoes, até que encontrei um taxista, lhe perguntei se havia alguma forma de ir daí até o aeroporto do Galeão . Ele disse que não, que o ônibus ás vezes passava, ás vezes não.
O que fazer?
Ele perguntou quanto dinheiro que eu tinha, falei que eram apenas 20 reais. Então ele sugeriu que víssemos se havia mais alguém para ir para lá para dividir os custos, mas não havia.
Então ele me falou que me levaria por esse valor mesmo, quase dei um beijo nele (ahhahahahahha). Fomos conversando o tempo todo, ele me cantando o tempo todo, mas me deixou bem na porta da companhia aérea que eu viajaria, foi muito amável.
Chegamos lá 18 horas em ponto, ainda tive tempo para conhecer o aeroporto e tirar uma foto com o Bebeto que por acaso estava por lá também.SAM_1699

terça-feira, 18 de outubro de 2016

E foram felizes para sempre...

Toda menina que já leu os contos de fadas sonhou com o dia em que seu príncipe encantado chegaria em seu cavalo branco.
Toda menina já sonhou com seu "Ken" de corpo escultural e cabelo alinhado.
Então com o tempo a percepção que o príncipe encantado não existe fica maior. Pode ate ser que ache o rapaz perfeito e se case. E, por mais que o marido seja a melhor pessoa do mundo, a rotina do dia a dia está longe de ser o final feliz dos contos de fadas.
Sim, pois os contos de fadas mostram os casais se encontrando, ficando juntos e sendo felizes para sempre... mas, a partir do casamento é o só começo, e não o fim...

Mas porque não sonhar em ser feliz todos os dias? Porque não apostar na felicidade?

A rotina, as contas, as diferenças são grandes, sempre teremos, mas é por esse motivo que não podemos deixar que o amor vire rotina também.
Tem uma frase que li uma vez e até falei nos meus votos do casamento:

 "Amar é dar o direito do outro não te amar."


Ou seja, ame, ame por amar, ame pela vontade de amar, ame pela sensação de amar. Mas não ame esperando nada em troca. Quando esperamos algo em troca criamos expectativas que podem não representar a realidade. Quando amamos sem esperar nada em troca, o que recebemos é gratificante.
Lembre-se, o homem e a mulher são diferentes, a forma que demonstram amor é diferente. Cada pessoa é única. Tente apreciar as pequenas demonstrações de amor, repare e veja de quantas formas seu parceiro demonstra amor por você. E nunca esqueça de demonstrar também.
Não viva no SE...se meu parceiro fosse assim, se ele fizesse isso, se, se, se...não...seja feliz hoje, sinta a felicidade hoje, sem cobranças, seja leve para dar amor e para sentir o amor de seu marido todos os dias. Seja responsável pelo
final continuação feliz!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Mundo pequeno!! Encontrando conhecidos no Forte de Copacabana

Estava eu bem feliz caminhando em Copacabana, quando vejo que há um museu em um antigo Forte, o Forte de Copacabana. Decidi visitá-lo.
Então eu estava na fila da bilheteria quando escuto a conversa das SAM_1585pessoas que estão em minha frente, e reparei que o sotaque me era familiar. Muito igual ao falado em Farroupilha. Como não sou nada metida, perguntei de onde eles eram, e, sim, eram de Farroupilha. Foi muito engraçado para todos nós, o país tão grande e encontro pessoas que conhecem minha família.

Agora, falando um pouco sobre o Forte, é um bonito lugar para se conhecer, pois tem um pedacinho da história do nosso país. E também o lugar é muito bonito e agradável.
“Oficialmente denominado como Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana, O turista pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu histórico-militar).
A obra foi inaugurada como Forte de Copacabana em 28 de setembro de 1914. Classificado como de 1ª Classe, foi considerado, à época, a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo.
Ocupando uma área total de 114.169 m², com 40.000 m² de área construída, a edificação, em forma de casamata abobadada com paredes externas de 12 metros de espessura, empregou mais de 2.000 operários civis, e é dotada de usina elétrica com dois grupos geradores, câmaras de tiro, depósitos de víveres e munição, refeitório, cozinha, alojamentos e sala de curativos/farmácia. A sua artilharia é constituída por quatro cúpulas móveis encouraçadas, com canhões Krupp.” (fonte Wikipedia)
Uma graça esse soldado, fica aí o dia todo para fotos!!!

Essa é a vista de Coapacapana à partir da AlamedaOctávio Corrêa. Um ambiente agradável dentro do Forte, para sentar e admirar a bela vista. Canhões ficam em exposição ao lado de fora.




Entrada da Fortificação ( lá dentro podemos ver o ambiente onde os soldados ficavam.  Suas camas, enfermarias, entre outros, mas não era permitido filmar e fotografar.)
SAM_1596      SAM_1597
E essa é a parte que eu achei mais interessante, a parte de cima do forte, onde podemos ver a Cúpula dos canhões.
SAM_1590

SAM_1598



   
Informações:
Exposições: terça a domingo e aos feriados das 10 às 18hs
Área externa: terça a domingo e aos feriados das 10 às 20hs
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro .
Tel: (21)2287-3781

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dica de vídeo - O emocionante Changing Batteries

Com tanta tecnologia que temos disponível cada vez mais, é certo que este caminho não tem mais volta e que estaremos mais e mais envolvidos com tudo isso e menos com as pessoas.
Está de cara nova, mas com o mesmo conteúdo de sempre. E todos os que já estavam nesse mesmo blog podem ser encontrados lá também.
O vídeo que indico hoje é uma emocionante história sobre uma mulher idosa que vive sozinha com um robô. A animação chama Changing Batteries (Troca de Pilhas) e o final é muito bonito para assistir e refletir sobre o que você pensa e vive hoje!

É uma animação meiga, sem diálogos, mas que passa muito amor e carinho. Mostra como precisamos viver o máximo com as pessoas que temos hoje e como são as coisas simples que nos fazem felizes. Mesmo sendo um robô, supostamente frio, nos mostra que qualquer pessoa pode ter ligações de afeto e carinho para com os outros e nos faz refletir principalmente o relacionamento que temos com nossos pais.

É um vídeo muito lindo e muito triste ao mesmo tempo.

O curta animado foi resultado do trabalho de final de ano da equipe Sunny Side Up Production, composta por Shi Gi, Cassandra Ng, Hon JiaHui e Bahareh Darvish, estudantes na Multimedia University, em Cyberjaya, na Malásia. A produção tinha como tema base “Mudanças”, e girou ao redor de uma senhora idosa que recebe de presente um robô ajudante. A partir disso, começam a desenvolver um elo de amizade e companheirismo.


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Um passeio de bondinho pelo Bairro Santa Tereza - Rio de Janeiro

Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, estão sempre nas listas dos turistas não é????
Mas se tem um passeio lindo de se fazer e baratésssimo é subir o Moro Santa Tereza de bondinho. Sério, eu paguei (em 2010) R$0,60 para me sentir num filme de época!!!!!SAM_1416
O bondinho é transporte diário dos moradores do local, mas turistas são super bem vindos. E não é só isso, sabe por onde ele passa? Por cima dos Arcos da Lapa, incrível né?! O percurso para quem sai do centro da cidade começa nas proximidades do Largo da Carioca. Na rua Lélio Gama, do lado do prédio da Petrobras, está a pequena - e escondida - estação dos bondes. Tem que dar uma procuradinha, mas não é tão difícil não. O intervalo entre os bondes varia entre 20 e 30 minutos, dependendo do número de carros disponível no dia, e os bondes andam lotados. Chegando lá, parece outra cidade, o bairro tem sua característica própria, além de haver pontos turísticos a se visitar e os mirantes com vistas muito diferentes da cidade.









 Eu visitei:

Museu Chácara do Céu

(Rua Murtinho Nobre, 93)  A casa de Santa teresa, conhecida desde 1876 como Chácara do Céu, foi herdada por Castro Maya SAM_1445em 1936. A construção atual foi projetada pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza em 1954. Hoje é um museu que reúne um acervo riquíssimo: com arte européia, Matisse, Degas e Mirò, arte brasileira, Guignard, Di cavalcanti, a maior coleção de Portinari, e uma biblioteca com 8000 livros.
 Horários
Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. Entrada franca às quartas. Fecha nos dias 1º Jan, Carnaval, 25 Dez e 31 Dez
Ingresso R$2,00.
mais informações aqui.

Parque da Ruínas

(Rua Murtinho Nobre, 169)  O parque é um belíssimo mirante com uma vista do centro da cidade e das praias. SAM_1460Este museu está na casa que pertenceu a Laurinda Santos Lobo, dona de uma grande fortuna, ela era conhecida como a Diva dos Salões, foi uma referência em elegância para a sociedade. Transformou sua casa em Santa Teresa num centro da intelectualidade carioca da época e emprestava seu nome e prestígio em prol das lutas feministas.  
para mais informações, clique aqui.
   

SAM_1436



 Um pouco de história sobre o bairro:
A história de Santa Teresa se confunde com a própria história da cidade do Rio de Janeiro. Situada no Morro do Desterro, no século XVIII servia de rota de fuga para escravos, através da densa floresta que recobria o morro – assim chamado porque Antonio Gomes do Desterro foi o primeiro habitante da região.
 Em 1723, após a construção do Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), levando água ao bairro, o Convento de Santa Teresa – da Ordem das Carmelitas – se instalou no sopé do Morro. A presença do Convento no bairro era tão marcante que a região passou a ser chamada de Santa Teresa.
 O aqueduto também intensificou a ocupação do bairro – muitas famílias abastadas se mudaram para a região, procurando a temperatura mais amena do alto do morro e fugindo ao calor das partes mais baixas da cidade. (fonte: http://www.visitesantateresa.com/)

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Tudo a mesma coisa?


Há um tempo atrás escrevi um texto, "Ser a Pessoa Certa" onde eu comentava de como devemos olhar para nós mesmos antes de querer a perfeição na outra pessoa. Seguindo esta mesma linha, li o texto que segue abaixo do psicólogo Yohan Marcos Volcov e acredito que a referencia feita tem tudo a ver com o que vivemos.
Construímos PRÉconceitos baseados em fatos vividos e custamos a crer que possa ser diferente, dificultando nossa sonhada felicidade. segue o texto:
Você já viu uma criança chamando gatos, coelhos, cavalos ou quaisquer outros animais de “au au”? Ou chamando eles de “miau”? Sim, é engraçadinho, mas você já se perguntou por que isso acontece?
Muitas vezes o que acontece é que a criança vê um cachorro e os pais ensinam ela que aquele é o “au au” e então ela aprende a chamar o cachorro de “au au”. Deposi disso, pode acontecer que quando ela vê um animal que tenha algumas semelhanças (tamanho, pelos, cor, etc..) ela acaba chamando ele de “au au” também, até ela aprender a diferenciar um animal do outro, todos os animais são o “au au”. O que a criança está fazendo nesse momento se chama generalização. Quando generalizamos, respondemos de formas semelhantes a estímulos que percebemos como semelhantes. Vamos para exemplos mais práticos?
Existem pessoas que foram mordidas por um cachorro específico, digamos um cachorro, preto e grande, e fez com que elas tivessem muito medo de cachorros. No entanto, a presença de qualquer tipo de cachorro as apavora, mesmo quando estão diante de um cachorro pequeno e branco. O que aconteceu nesse caso? Elas acabam por agir com todos os cachorros como se eles fossem o cachorro que as mordeu. Houve uma generalização, a pessoa responde de forma semelhante a todos os cachorros, afinal “cachorro morde”. Quando alguns olham de fora acabam por achar exagerada a reação de medo de algumas pessoas diante de um Pinscher, por exemplo. A pessoa chega na sua casa e diz “prende o cachorro ou eu não vou entrar”, nesse momento é importante entender que toda pessoa tem sua própria história de aprendizado e que todo comportamento tem uma função, assim sendo, ela tem seus motivos para não querer estar perto do cachorro, o que não significa que ela precise responder dessa forma a todos os cachorros para sempre (essa situação não é imutável).
Não estou dizendo que a generalização é sempre algo ruim, muito pelo contrário, ela é importantíssima para o aprendizado. No entanto, muitos de nós acabamos sofrendo por não perceber as generalizações que fazemos. Outro exemplo, mais prático ainda e muito comum nos dias de hoje se dá nos relacionamentos. Às vezes, o homem ou a mulher se frustram com um parceiro especifico. E acabam generalizando, você já ouviu frases como: “Homem é tudo cafajeste”; “Casamento não dá certo mesmo”; “Mulheres só sabem reclamar”; “Homem só quer saber de farra”; “Mulher nenhuma presta”; “Esse lance de relacionamento sério não é pra mim”? 
Por causa da generalização muitas pessoas não conseguem chegar perto de cachorros pequenos porque foram mordidas por um cachorro grande, assim como, muitas mulheres não conseguem se relacionar de forma saudável com homens porque foram feridas por um homem. Enquanto no primeiro caso a ideia seria algo como “cachorro morde”, no segundo seria “homem não presta” ou “relacionamentos não dão certo”.
Por outro lado, temos também uma outra capacidade, a capacidade de discriminar. Não estou me referindo à discriminação pejorativa como tantas vezes ouvimos falar, mas sim a capacidade de perceber que existem diferenças entre estímulos e poder agir de forma especifica em cada um dos casos. Entender que pode ser perigoso por a mão em um pit bull, mas que um basset não é um pit bull, apesar de ser um cachorro também, ou até mesmo, que nem todos os pit bulls mordem. Da mesma forma, é possível aprender a perceber que uma pessoa especifica causou sofrimento, mas que as outras pessoas não são aquela pessoa especifica. 
Por fim, nem tudo é a mesma coisa. Nem todo cachorro morde, nem todo animal é “au au”, nem todas as pessoas querem somente te machucar e nem todo casamento vai dar errado.
(Yohan Marcos Volcov /Psicólogo CRP – 08/21321)

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

10 dicas para cultivar a auto estima

A auto estima define o julgamento pessoal que faz cada um a respeito a si mesmo. Uma auto estima positiva alcança uma alta capacidade de automotivação e transforma as pessoas tolerantes em frente a frustrações, já que possuem confiança em si mesmo e em seus atos.
As pessoas com uma auto estima alta, reconhecem suas limitações e debilidades, são capazes de assumir sua responsabilidade e reconhecer seus erros. Uma pessoa com uma correta auto estima, jamais culpará a outra pelo que corresponde a ela.
Pelo contrário, as pessoas com baixa auto estima, são frustradas e possuem traços de agressividade. Apresentam um baixo rendimento laboral e escolar e além disso, possuem alterações físicas constantes. Andam pela vida desmotivadas, se caraterizam por ser extremamente críticos com os logros das pessoas ao seu redor e tendem a culpar os demais, encontrando sempre a forma de despistar-se deles mesmos.
Que fazer para melhorar a auto estima?
1.- Cultivar pensamentos positivos de nossa pessoa e de nossas conquistas.
2.-Pensar que somos fundamentais na vida dos que amamos.
3.-Frente as dificuldades da vida, pensar que são normais. Assumir essas dificuldades como próprias da vida sem empurrar para resolvê-las.
4.-Devemos aprender a reflexionar em silêncio e escutar a si mesmo. Estar relaxado para escutar esse eu interior que nos revela nossos desejos e objetivos na vida.
5.- Querermos a nós mesmos na mesma medida que queremos aos demais.
6.- Nao deixar de fazer as coisas que nos gostam por temor ao que pensem os demais, nem reprimir nossos interesses. Devemos ser respeitosos e compreensivos com os demais e com nós mesmos.
7.- Devemos aceitar a solidariedade em determinados momentos ou etapas de nossa vida. Não temos que nos sentir abandonados, exercitemos a solidariedade e aprendamos a estar sós.
8.-Aumentar nossos valores e crenças com nossos próprios feitos.
9.-Pratiquemos a auto aceitação. Aceitar como somos e se não não gosta como somos, trabalhar para melhorar aos poucos.
10.- Sonhar alto, sabendo que nossos sonhos nos impulsaram a ser uma melhor pessoa.

Se anima a mudar tua vida?